segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

mito ou verdade

Mito ou verdade: você precisa saber!

No programa Você Bonita, vi uma entrevista sobre Mito ou verdade e resolvi fazer um resumo do que eles falaram e trazer para vocês! 

1. Usar ventilador faz mal?
Sim, se for próximo do rosto e por muito tempo, pois diminui a temperatura do corpo e entope as vias respiratórias. O mínimo de distância para ser usado é de 2m e virado para o ambiente, não para o corpo. 
2. Jantar e logo após dormir: faz mal? 
Sim, podendo gerar congestão e ronco. 

3. Devo jantar quantas horas antes de dormir?
Período de 2h antes. 

4. Soro fisiológico vicia?
Não vicia se usado corretamente. 

5. Antibiótico estraga os dentes? 
Não, os atuais antibióticos não estragam os dentes.
6. Água gelada no verão afeta a garganta? 
Sim, mesmo se não tomar frequentemente, pois o ideal é beber água na temperatura ambiente. 
7. Qual a melhor maneira de abaixar a febre? 
Colocando toalha molhada com álcool na testa ou pescoço, pois o álcool evapora mais rápido que a água. Fazer isso em um período de 10 a 15min e só se não houver feridas na região. 
8. Qual o melhor método para passar a dor de ouvido? 
O melhor procedimento é colocar um pano morno na região da orelha em um período de 15 minutos.


Retirar a cutícula faz mal? Protetor solar engorda? Chocolate causa espinha?

Andei pesquisando em inúmeros sites de confiança algumas dúvidas que eu tinha e que algumas pessoas também possuem. Vou inaugurar a tag Mito ou verdade, sempre com algumas perguntas e se vocês quiserem compartilhar alguma dúvida é só mandar por comentário que eu pesquiso.


Retirar a cutícula faz mal?
Sim, é verdade. Esse pequena faixa de pele existe na base de cada unha da mão e do pé, e sela o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. Com a mudança dos hábitos de higiene pessoal nas diversas culturas, muita gente desenvolveu o hábito de cortar as cutículas. O mais comum é que isso seja realizado como esforço para melhorar a beleza pessoal, como parte de um tratamento rotineiro de manicure. Mas muita gente rói ou cutuca as cutículas, quando está distraída ou nervosa. Os dois hábitos podem ser problemáticos.
Cortar as cutículas em nome da beleza pode ter consequências adversas. Roer as cutículas faz com que os cortes e rasgões resultantes se encham de bactérias, o que tampouco melhorará a saúde das unhas. Muitos médicos estão convencidos de que cortar cutículas e outras formas de maltratar as unhas aumentam as chances de inflamação ou infecção.

Protetor solar engorda?
Sim, é verdade. Tanto o 4-metil benzilideno cânfora  quanto outras substâncias utilizadas em filtros solares possuem efeito estrogênico, que levam a um aumento de peso e, mais que isso, são cancerígenas. O aumento de estrogênio causado pela substância faz com que a pessoa engorde e facilita o aparecimento da celulite.
Mas isso não significa que devemos parar de usar filtro solar.
Isso significa que a gente tem que aprender a ler o rótulo pra ver se o produto que a gente quer comprar tem ou não esse tipo de substância. E, caso tenha, a gente precisa aprender a dizer NÃO e escolher outro produto.

Chocolate causa espinha?

Não, é mito. Não há nenhuma comprovação científica relacionada a isso.
E tem mais: ter chocolate amargo sempre à mão é uma ótima solução para minimizar os produtores de espinhas. “Os flavonóides do cacau mostram-se potentes para melhorar a estrutura da pele e o fluxo sanguíneo, o que faz das pequenas porções desse tipo de chocolate uma parte legítima e deliciosa do seu regime de cuidados da pele. Mas não pode abusar das porções”, explica Lisa em seu livro “A Dieta da Beleza” (Ed. Bestseller).

Mas alguns estudos sugerem que a ingestão de grande quantidade de carboidrato refinado – encontrados em alimentos enlatados, processados, biscoito, massas e pão branco – e açúcar podem contribuir, sim, para o aparecimento da acne. Por isso, vale maneirar nesse consumo e não abusar do chocolate ao leite ou branco, até mesmo para ficar com a saúde em dia.
E vale lembrar que o maior vilão da acne é mesmo a alteração hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário